Colégio Pedro II

COLÉGIO PEDRO II

O Colégio Pedro II é o segundo colégio mais antigo do Brasil. Essa instituição de ensino federal foi fundada no século XIX, em 1837, e teve como primeiro projeto formar quadros políticos e intelectuais para os postos da alta administração pública do Império. As suas primeiras instalações eram na antiga Rua Larga – atual Av. Marechal Floriano – centro da cidade do Rio de Janeiro, em prédio que abriga a escola até hoje – é a unidade Centro do CP II. Além do Centro, essa instituição centenária conta com unidades escolares nos bairros de São Cristóvão, Humaitá, Tijuca, Engenho Novo e Realengo, Niterói e Duque de Caxias. Em 1984, o Colégio Pedro II criou sua primeira Unidade de Ensino de Primeiro Segmento do Ensino Fundamental, chamada de “Pedrinho”, no campus de São Cristóvão. Depois foram criadas as unidades do Humaitá, Engenho Novo e Tijuca. Ao ingressar no Colégio Pedro II, seu filho ou filha estará em uma instituição com 160 anos de excelência em educação. Além da tradição, o colégio se atualizou com as novas tendências pedagógicas, se tornando hoje uma das escolas mais importantes e respeitadas do país.

Informações sobre o concurso

Vagas:

No concurso promovido em 2009, o CPII ofereceu 416 vagas para o 6o ano do ensino fundamental. A unidade de ingresso deve ser escolhida no momento da inscrição.

Unidade Escolar Engenho Novo II – 50 vagas

Unidade Escolar Humaitá II – 40 vagas

Unidade Escolar Realengo II Rua Bernardo de Vasconcellos, 941 120 vagas

Unidade Escolar São Cristóvão II 100 vagas

Para o 2º turno

Unidade Escolar Centro 80 vagas

Unidade Escolar Tijuca II 26 vagas

Para o preenchimento das vagas segue-se geralmente o seguinte critério:

– Cinquenta por cento (50%) por candidatos oriundos das escolas que integram a Rede Pública de Ensino Fundamental, mantida pelos Governos Municipais, Estaduais e Federal (a ser comprovado no ato da matrícula, através do Histórico Escolar), desde que tenha cursado integralmente, no mínimo, os 4º e 5º anos (antigas 3ª e 4ª séries) do Ensino Fundamental.

Cinquenta por cento (50%) para os demais candidatos oriundos de instituições particulares ou filantrópicas.

As vagas estabelecidas para cada Unidade Escolar são preenchidas de acordo com a classificação obtida pelos candidatos habilitados, em ordem decrescente da média final das provas escritas, de acordo com o número de vagas ofertado, até que o total delas seja completado. Caso o total de vagas estipuladas não seja totalmente preenchido, as vagas disponíveis são providas por candidatos do outro grupo, desde que estejam habilitados. Em caso de empate de médias, no limite das vagas oferecidas, a classificação final obedecerá às seguintes condições, em ordem de prioridade:1º) maior número de pontos obtidos na prova de PORTUGUÊS; 2º) maior número de pontos obtidos na prova de MATEMÁTICA; 3º) maior IDADE.

Período de inscrição:

Primeiras semanas de outubro

Quem pode concorrer?

Candidatos com data de nascimento a partir de 1º de março de 1998 (inclusive) e que estejam cursando, em 2010, o 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental ou que já o(a) tenham concluído há, no máximo, 1 (um) ano.

Valor da taxa:

R$ 50,00 (cinquenta reais) – concurso de seleção para o ano de 2010. Há possibilidade de requerer isenção do pagamento da taxa

As provas:

Objetivas de Matemática e Português. Redação.

Só poderão prestar a Prova de Português os candidatos que obtiverem grau 4 (quatro) na Prova de Matemática. Todas as provas são eliminatórias, só podendo prosseguir no processo de seleção o candidato que obtiver, pelo menos, o grau 4 (quatro), em cada uma das disciplinas, e média mínima 5 (cinco).

Aprovação

É considerado habilitado, para fins de classificação final, o candidato que tenha obtido, no mínimo, grau 4 (quatro) em cada uma das Provas e média final 5 (cinco).

Datas das provas

Prova de Matemática – geralmente na última semana de novembro.

Prova de Português – geralmente na terceira semana de dezembro

Resultado final – janeiro do ano seguinte

Seleção para o sétimo ano

O Colégio Pedro II ofereceu 148 vagas para o 7o ano do ensino fundamental no concurso de seleção para o ano de 2010. Nos 1º e 2º turnos, as vagas totais a seguir oferecidas serão preenchidas de acordo com a disponibilidade nos turnos e com a ordem de classificação dos candidatos:

1º turno – Unidade Escolar Realengo II 120 vagas

2º turno Unidade Escolar Engenho Novo II 6 vagas

• Unidade Escolar São Cristóvão II 14 vagas

• Unidade Escolar Tijuca II 8 vagas

Quem pode se candidatar?

Os candidatos com data de nascimento a partir de 1º de março de 1997 (inclusive) e que estejam

cursando, no ano de 2010, o 6º ano (antiga 5ª série) do Ensino Fundamental ou que já o(a) tenham concluído há, no máximo, 1 (um) ano. 50% dessas vagas oferecidas são destinas especificamente aqueles que cursaram os 4º, 5º e 6º anos (antigas 3ª, 4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental, integralmente, em escola de Rede Pública Municipal, Estadual ou Federal.

ENDEREÇOS:

Engenho Novo I – Rua Barão do Bom Retiro, 726

Humaitá I – Rua João Afonso, 56

São Cristóvão I – Campo de São Cristóvão, 177

Tijuca I – Rua Oto de Alencar, 25

Centro – Rua Marechal Floriano, 80

Engenho Novo II – Rua Barão de Bom Retiro, 726

Humaitá II – Rua Humaitá, 80

São Cristóvão II – Campo de São Cristóvão, 177

Tijuca II – Rua São Francisco Xavier, 204

Niterói – Rua Luis Palmier, 100

Realengo – Rua Bernardo de Vasconcellos, 941

São Cristóvão III – Campo de São Cristóvão, 177

Duque de Caxias – Praça Roberto Silveira, 31, Térreo, Centro

SITE www.cp2.g12.br