Blog

Circular n°15/09

Sr. Responsável,

Nossa pediatra, Dra. Estela Cohen, redigiu esse texto explicativo e solicita que essa circular seja lida atentamente para que possamos estar informados sobre os problemas causados pelo vírus da nova gripe. Pedimos as famílias, que em caso de resfriado acompanhado de febre que as crianças permaneçam em casa.

Gripe A.H1.N1 (Gripe Súina)

A gripe A.H1.N1 (Gripe Súina)) é uma doença respiratória causada por um vírus, os sintomas são semelhantes ao da gripe comum: febre, dor no corpo, coriza, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e algumas vezes prostração, diarréia e vomito.

Assim, pelo quadro não há como diferenciar a gripe do vírus INFLUENZA A/H1N1 de um outro vírus. Entretanto, parece que este novo vírus é capaz de causar casos mais graves, principalmente em, menores de 2 anos, jovens, grávidas, idosos e pessoas com doenças previas, na maioria dos casos, possa parecer um quadro sem gravidade.

Uma vez que o vírus tende a se disseminar pelo país, não está mais indicado o exame para detectar o vírus, pois o tratamento e a prevenção não são específicos ao vírus. O contagio é pela via respiratória (fala, tosse, etc) e mãos.

Devemos estar alertas aos sinais de gravidade: falta de ar, dor intensa no peito e desidratação. Neste caso deve se procurar imediatamente atendimento médico.

Importante é a prevenção e ressaltamos:

– Ambientes arejados com janelas abertas

– Afastamento de escolas e creches de crianças e adultos com febre.

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel 70%.

– Evitar tocar olhos, nariz e boca.

– Cobrir o nariz e a boca com lenço de papel descartável ao tossir e espirrar.

– Evitar locais fechados com aglomerações.

O uso de medicamentos não está indicado, somente para os casos jovens e está sob supervisão exclusiva dos órgãos governamentais.

Além disso, a secretaria municipal de saúde disponibiliza o telefone 08002810100 para maiores esclarecimentos sobre a doença.

Em caso de dúvida, por favor, entrem em contato com a escola para que possamos agendar um horário com nossa pediatra.

Atenciosamente,

_____________________________

A Direção

Ainda não tem comentários


Deixe seu comentários

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>